Unimed Curitiba recebe acreditação ONA Nível I

 

Em sua trajetória de 50 anos de atuação, a Unimed Curitiba sempre priorizou o cuidado com as pessoas. Por isso, investe no aprimoramento contínuo de todos os seus processos, resultando na prestação de um atendimento assistencial cada vez melhor e mais humanizado, bem como no reconhecimento da qualidade e da segurança dos serviços prestados, como a certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Agora, a cooperativa é Nível I de acreditação por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada na unidade APS Iguaçu, no setor de Home Care e no ambulatório da unidade Germano Mayer (Centro de Qualidade de Vida e terapias convencionais), setores que compõem a área de Serviços Próprios.

 

Os serviços atenderam aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. Com isso, a Unimed Curitiba é a terceira empresa a ser certificada em Curitiba nos serviços ambulatoriais e na APS, e o único Home Care certificado da rede privada da Região Sul.

 

Entre os benefícios obtidos ao receber a certificação, estão a consolidação do processo de melhoria contínua, redução de custos, diminuição de retrabalho, integração entre os setores e processos, controle e compromisso com resultados, aumento da visibilidade no mercado, identificação de riscos, diferencial competitivo perante a concorrência, mais credibilidade entre médicos e pacientes, promoção da inovação e da criatividade, cultura da segurança, melhoria no ambiente de trabalho e dos indicadores de desempenho e mais satisfação dos clientes.

 

 

Foco na qualidade e segurança

 

A certificação reconhece que a Unimed Curitiba atende aos rigorosos padrões e exigências da ONA, reconhecidos internacionalmente, e foi obtida após uma avaliação detalhada feita pelo IQG - Health Services Accreditation, Instituição Acreditadora Credenciada, e também por uma equipe de avaliadores habilitada pela organização. O processo de acreditação é voluntário e educativo, ou seja, não configura fiscalização ou obrigação. A participação da cooperativa foi voluntária e visa o reconhecimento da qualidade do atendimento humanizado prestado e a segurança dos pacientes. “A acreditação possibilita a identificação das necessidades e desafios. Assim é possível planejar a melhoria nos processos, resultando na padronização do atendimento, a qual nos baseamos nas seis metas definidas pela Organização Mundial da Saúde. É mais uma maneira de promover o cuidado em cada ação, sempre mantendo o foco na qualidade”, afirma o diretor-presidente Rached Hajar Traya.

 

 

Acreditação

 

A acreditação é válida por dois anos e são feitas visitas periódicas dos avaliadores para fazer o acompanhamento. Para a organização ser avaliada, todas as suas áreas são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos são verificados. Após esse prazo, é feita uma reavaliação e a organização pode ser recertificada ou evoluir para os próximos níveis. Ao todo, são três níveis de acreditação: Nível I - Acreditado, com foco na segurança do paciente e na qualidade dos serviços prestados, Nível II – Pleno, gestão fluida e comunicação entre as atividades, e Nível III – Excelência, relacionada à cultura organizacional de melhoria contínua e à consolidação dos processos.

 

Publicado em 15/12/2021 19:40h
Atualizado em 12/02/2022 19:41h

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