Será que você anda dormindo direito?

 

Dormir é muito mais que um momento de descanso físico e mental. Uma quantidade adequada de horas de sono, sem esquecer da qualidade, é fundamental para manter o bom equilíbrio do organismo.

Dormir é um hábito. Assim como acontece com outros hábitos que possuímos, como comer ou praticar exercícios físicos, é possível fazer algumas mudanças simples em nossas rotinas para torná-lo mais saudável e reparador. Dormir é um processo vital para o organismo, e a qualidade de nosso sono está diretamente relacionada a viver mais e melhor.

E engana-se quem pensa que dormir é perda de tempo. Segundo a médica cooperada da Unimed Curitiba especialista em neurologista e neurofisiologia clínica, Ester London, o sono é um processo ativo. - É durante o sono que nós realizamos o equilíbrio do nosso metabolismo. Várias ações que acontecem durante a noite acabam resultando em uma melhor qualidade de vida ? afirma a doutora.

Entre estas essas ações, estão processos extremamente importantes, como o fortalecimento do sistema imunológico, metabolização do açúcar e liberação de hormônios, como o do crescimento, por exemplo, no caso das crianças. Além disso, é durante o sono que ocorre a sedimentação da memória, organizando e armazenando as ações e aprendizados do dia. Um bom sono também é fundamental para prevenir problemas como diabetes, hipertensão e doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade. Dormir mal pode causar alterações na memória, irritabilidade e falta de atenção, fazendo com que fiquemos objetivamente menos produtivos.

Como dá para perceber, dormir bem é um hábito essencial para a saúde. Mas os números mostram que não é tão fácil assim. Segundo um artigo publicado recentemente nas redes sociais por Ester, os sintomas de insônia estão presentes em uma média de 33% a 50% da população, sendo que a prevalência da doença é de 10% a 15% das pessoas. E mais: durante a pandemia, este número ficou ainda maior. Um levantamento do Ministério da Saúde feito em todo o país, em 2020, mostra que 41,7% dos brasileiros relataram distúrbios do sono na pandemia. - Situações como a que estamos vivendo aumentam o grau de ansiedade, o que pode resultar em quadros de insônia, principalmente em quem já tem predisposição a ter o problema ? diz Ester.

Para você ter um sono melhor, Ester faz algumas recomendações:

? Evite assistir televisão na cama e ficar no celular pelo menos uma hora antes de dormir. A luz emitida pelos equipamentos eletrônicos atrapalha a liberação da melatonina, que é o hormônio produzido por nosso corpo para induzir o sono.

? A prática de atividades físicas anda lado a lado com uma boa qualidade de sono. Porém, exercícios físicos intensos são estimulantes, por isso evite praticá-los à noite.

? Evite fazer refeições pesadas antes de dormir, já que elas podem provocar refluxos e atrapalhar sua noite de sono.

Tudo depende da sua mente. Cuide bem dela. Atitudes simples, como aproveitar melhor o sono, podem fazer uma grande diferença. Dormir com qualidade ajuda a cuidar melhor da sua saúde emocional, trazendo maior bem-estar e qualidade de vida.

Pensando nisso, a Unimed Curitiba lançou uma campanha com dicas para as pessoas cuidarem de sua saúde mental. Com o conceito ?Tudo depende da sua mente. Cuide bem dela?, a campanha mostra como atitudes simples fazem uma grande diferença em nossas vidas, como aproveitar melhor o sono, praticar exercícios, beber água com mais frequência, escolher alimentos saudáveis e mudar alguns hábitos que ajudem a manter o ?corpo são em uma mente sã?. Acompanhe a ação nos canais de comunicação da Unimed Curitiba até o mês de abril.

 

Publicado em 30/03/2021 15:44h
Atualizado em 08/10/2021 5:58h

Últimas Notícias