Exercício físico durante a gestação promove mais saúde

Confira os 3 melhores para praticar durante a gravidez

O hábito de se exercitar é repleto de benefícios e na gravidez isso não é diferente. Manter o corpo em movimento é uma recomendação para reduzir as complicações da gestação e melhorar a saúde materno-infantil.

De acordo com o médico cooperado da Unimed Curitiba e especialista em ginecologia e obstetrícia, Marcelo Guimarães Rodrigues, a gestante deve se exercitar com a supervisão de um educador físico e lembrar a importância de a atividade física ser liberada pelo obstetra, garantindo que a modalidade escolhida se adapte às limitações da paciente.

Toda gestante pode fazer exercício físico?

“É preciso analisar as condições de cada futura mamãe, pois a indicação vale de pessoa para pessoa. Com exceção de algumas condições específicas das gestações de risco, como o descolamento de placenta, em que a mulher pode ser orientada a permanecer em repouso durante a gravidez”, afirma o especialista.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que as gestantes pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, incluindo exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. Mas é preciso ter alguns cuidados para não se sentir desconfortável nem colocar o bebê em risco. Confira:

  • Evite a prática de exercícios em ambientes muito quentes
  • De preferência aos horários em que as temperaturas estiverem mais amenas
  • Não descuide da hidratação
  • Evite esportes de contato e que aumentem o risco de traumas, como futebol e artes marciais, além das modalidades com risco de queda, como ciclismo e equitação
  • Se a gestante sentir qualquer desconforto durante ou após a prática de atividade física, como dor abdominal ou sangramento vaginal, é importante contatar o obstetra imediatamente

Os benefícios de se exercitar durante a gestação

Preparar a mulher para o parto, ajudar a aliviar as dores da gestação, diminuir o estresse devido à liberação de endorfinas, reduzir o risco de hipertensão e diabetes gestacional são alguns dos benefícios da prática para a gestante.

O médico da Unimed Curitiba ainda ressalta que o bebê também é beneficiado com a prática regular de atividade física. Alguns estudos sugerem que quando a mulher se exercita ao longo da gravidez, diminuem-se os riscos de a criança desenvolver diabetes tipo 2 e obesidade no futuro.

Os 3 melhores exercícios para as gestantes

Embora qualquer atividade física seja benéfica para a gestante, o especialista conta as 3 modalidades de exercícios que mais ajudam durante a gravidez, confira:

Alongamento

Os alongamentos podem ser facilmente executados tanto pelas gestantes que não possuíam o hábito de se exercitar, quanto pelas que levavam uma vida fisicamente ativa antes da gravidez. Além de diminuir as dores musculares comuns durante a gestação, os exercícios de alongamento deixam a mulher mais preparada para o parto.

Musculação

A musculação contribui para o fortalecimento muscular, melhora da postura e preparação para o parto, mas se a mulher já estava habituada a praticar a atividade antes da gestação, indica-se reduzir os pesos pela metade. Também é recomendável evitar os exercícios que comprimam o abdômen.

Pilates e Yoga

Ambas as modalidades incluem exercícios de fortalecimento da coluna e do assoalho pélvico. Ao focar em manter essas regiões mais fortes, a gestante consegue ter um parto normal mais tranquilo, melhora a postura, evita as dores musculares e a incontinência urinária. É importante que a prática seja orientada por fisioterapeutas ou instrutores especializados em gestantes, já que algumas posições podem ser prejudiciais.

Antes, durante e depois da gestação, todo o cuidado especializado para o bem-estar feminino e obstétrico você encontra no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, da Unimed Curitiba.

Publicado em 23/05/2025 17:52h
Atualizado em 26/05/2025 15:09h