Eu me cuido, eu me respeito
O cuidado contra o câncer de mama e do colo do útero começa com a prevenção
Anualmente, mais de 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, ele afeta uma em cada oito mulheres, enquanto o câncer do colo do útero é o terceiro mais comum entre elas.
Os números alertam para a importância de falar sobre o tema e incentivar a prevenção: para diagnosticar a doença de forma precoce, as consultas preventivas regulares são fundamentais. Quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores são as chances de cura.
Além disso, a prevenção também envolve o autocuidado a partir da adoção de hábitos mais saudáveis de vida, que podem fazer toda a diferença no bem-estar. Afinal, de acordo com o Ministério da Saúde, 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a mudança de comportamentos.
Manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar o consumo de álcool e cigarro, e controlar o peso corporal são medidas que reduzem o risco de desenvolver o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Para prevenir o câncer do colo do útero, a vacinação contra o HPV é a medida mais eficaz.
Diversos fatores – comportamentais, hormonais e hereditários – estão relacionados ao desenvolvimento dessas doenças. No caso de câncer de mama, são fatores de risco:
- Envelhecimento
- Histórico familiar
- Consumo de álcool
- Excesso de peso
- Atividade física insuficiente
- Exposição à radiação ionizante
Já os fatores do câncer do colo do útero:
- Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros
- Tabagismo
- Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais
Conheça os sintomas do câncer de mama e do colo do útero: