Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo

Especialista da Unimed Curitiba reforça a importância de retomar hábitos saudáveis após o período de festas

saúde mental 2026 capa de notícia

Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Os transtornos mentais são condições que afetam o humor, o pensamento e o comportamento. Eles prejudicam a sua rotina e as suas relações, mas são tratáveis. De acordo com a médica Maria Inês Ramina, cooperada da Unimed Curitiba, começar o ano com a rotina equilibrada é um passo importante para organizar o dia a dia, com mais consciência e clareza emocional. Retomar bons hábitos para saúde mental, especialmente após período de excessos, mudanças ou cansaço acumulado, ajudam a prevenir quadros de ansiedade e depressão e até condições mais complexas de saúde mental.

Para a médica, o ideal é estabelecer horários para dormir para renovar as energias e fortalecer o corpo, acordar e se alimentar de forma saudável, respeitando o próprio ritmo e evitando o consumo de álcool e comidas industrializadas, e realizar atividades que deem prazer, como manter bons relacionamentos com a família, colegas e amigos.

“A orientação mais importante é retomar ou incluir a prática de exercícios físicos em sua rotina. Logicamente ninguém vai iniciar ou retomar a prática de exercícios físicos em grande quantidade por semana, especialmente se ficou muito parada nas férias ou se está sedentária. Por isso, o importante é iniciar gradativamente. Lembrando sempre de fazer seus exames de checkup, antes de iniciar ou quando for retomar a prática depois de muito tempo parada”, explica a especialista.

Especialmente no início do ano, com tantas celebrações, as pessoas tendem a relaxar mais e a pular a dieta. Nesse período, é fundamental estabelecer limites, aprender a dizer não e reservar um tempo para si. “A segunda orientação que é muito importante é tentar retomar os hábitos alimentares mais saudáveis, então reduzir o consumo de álcool, doces e gordura saturada que nessa época a gente sabe que todo mundo relaxa um pouquinho, tem as festas. Então, aos poucos a pessoa deve reduzir esses itens da dieta”, complementa a cooperada.

Caso perceba mudanças repentinas de humor, dificuldade de concentração e problemas de relacionamento, procure um especialista. “Preste atenção em como você se sente e não negligencie sua saúde emocional”, completa.

Para cuidar da saúde física e mental da mulher, a Unimed Curitiba oferece atendimento com profissionais experientes e atenciosos no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Saiba mais em unimedcuritiba.com.br/fatima

Publicado em 27/01/2026 15:06h
Atualizado em 27/01/2026 15:11h