Como organizar as refeições durante a quarentena contra o coronavírus

 

Nesta fase de quarentena, quando devemos ficar em casa, não há nada melhor do que organizar as tarefas referentes à alimentação, pois assim evitamos saídas desnecessárias ao mercado.

Esta organização envolve o planejamento de compras de ingredientes baseados em um cardápio.

Exemplo

Antes de elaborar a lista de compras da semana, é importante definir o cardápio. Para isso, é necessário analisar os seus hábitos alimentares e suas preferências. Ou seja, tenha em mente:

  • O que você gosta de comer
  • O que é saudável
  • O que deixa você feliz quando come

Afinal, além de saudável, a alimentação precisa ser prazerosa.

Quando pensamos em organização, não podemos esquecer o planejamento da quantidade para evitar desperdícios tanto de alimento quanto de dinheiro. Então, antes de elaborar a refeição, devemos analisar se será apenas uma refeição individual, uma refeição familiar ou se precisaremos de uma maior quantidade pensando em porções extras para congelamento.

Praticamente todos os alimentos podem ser congelados. Podemos congelar alimentos prontos para posteriormente só descongelarmos, como carnes, feijões, legumes cozidos e polpas de fruta, que podem render um delicioso suco ou sorvete natural. Para as preparações quentes, a dica é deixar o alimento ?al dente?; assim, com o aquecimento, o alimento chega na consistência ideal e não fica cozido demais.

Para facilitar a alimentação neste período de ?home office?, podemos deixar os alimentos previamente higienizados, como é o caso das folhas e frutas, que podem ficar na geladeira prontas para o consumo.

Outra dica é aproveitar totalmente os alimentos. Por exemplo, o pão caseiro pode ser consumido por três dias na sua consistência normal. Se tiver sobra depois deste período, podemos fatiar e colocar no forno para fazer torrada. Se as torradas sobrarem, podemos triturar no liquidificador e armazenar em um pote fechado no formato de farinha de rosca, que pode ser utilizada para fazer farofa ou empanar alimentos.

Com todas as análises feitas de cardápio, quantidade e período, você já poderá definir a lista do mercado. Isso irá facilitar e agilizar o período de compras, ficando o menor tempo possível fora de casa e em contato com as demais pessoas. Lembre-se: uma alimentação saudável ajuda a manter sua imunidade alta, o que reduz as chances de desenvolver uma doença.

Publicado em 30/03/2020 14:15h
Atualizado em 08/10/2021 3:02h

Últimas Notícias