Água e rim: feitos um para o outro

rim

 

Os rins filtram o sangue e ajudam a eliminar toxinas do corpo, desenvolvendo múltiplas funções para manter o nosso organismo vivo e saudável. O melhor cuidado que você pode ter com os seus rins – e com a saúde no geral – é ingerir água diariamente, o que vai te ajudar a se prevenir de cálculo renal (pedra nos rins), por exemplo.

 

Dicas para consumir mais líquido no dia a dia

Beber água é uma atitude simples, mas muito poderosa para ter mais saúde e prevenir diversas doenças. Se você tem dificuldade de consumir água, confira estas dicas:

  • Faça água aromatizada com rodelas de limão ou folhas de hortelã, por exemplo, ou água saborizada com abacaxi, gengibre ou canela
  • Beba um copo d’água antes de cada refeição
  • Tenha sempre uma garrafinha d’água próxima de você
  • Para evitar o refrigerante, prefira água com gás e limão
  • Consuma alimentos ricos em água, como frutas, verduras e alimentos in natura ou minimamente processados
  • Baixe aplicativos de celular que enviam lembretes para tomar mais água

Não espere sentir sede para beber água.

 

Quanto de água eu devo tomar?

Não há uma medida exata para todas as pessoas, pois a quantidade depende de diversos fatores como idade, sexo, peso, estação do ano, prática de exercícios físicos, necessidade de hidratação etc. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para adultos saudáveis o consumo mínimo de dois litros de água por dia. Hidrate-se e viva melhor!

Outras medidas de prevenção do cálculo renal que também podem te ajudar a ter mais qualidade de vida e bem-estar são evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e gorduras, praticar exercícios físicos constantemente e controlar o peso.

Lembre-se: cuidar é sempre o melhor caminho.

 

Doença renal crônica (DRC)

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença renal crônica é caracterizada pela redução da capacidade do rim de eliminar as toxinas prejudiciais à saúde, podendo causar insuficiência renal em seis diferentes estágios. Na fase inicial, a DRC pode não apresentar sintomas, atrasando a identificação da doença e diminuindo as chances de tratamento menos invasivos. Vale ressaltar que, com o diagnóstico precoce, é possível tratar a DRC apenas com medicação e alimentação balanceada.

No caso da doença renal crônica, faça consultas preventivas com um médico especialista. Possuem maior risco de desenvolver a doença renal crônica: pessoas idosas, obesas ou diagnosticadas com diabetes e hipertensão arterial, assim como pessoas com histórico de DRC na família.

 

Hidrate-se e viva melhor!

 

Fonte: Ministério da Saúde

Publicado em 26/03/2024 20:05h
Atualizado em 26/03/2024 20:08h