29/9 ? Dia Mundial do Coração
Como principal causa de morte no mundo, tanto as doenças cardíacas quanto o acidente vascular cerebral correspondem a 17,3 milhões por ano. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 29 de setembro como Dia Mundial do Coração. O objetivo é alertar as pessoas sobre os cuidados e os perigos dessas doenças e conscientizar a população sobre os fatores de risco, pois muitas vezes as mudanças dependem, basicamente, da iniciativa das pessoas em alterar hábitos nocivos.
Uma das principais formas de prevenção é adotar hábitos e atitudes saudáveis como: não fumar, evitar o consumo de álcool, reduzir o estresse, adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, controlar a pressão arterial, o colesterol e a glicemia. Confira outras dicas que podem garantir um coração saudável e coloque-as em prática:
Não fume
O cigarro provoca uma série de malefícios ao fumante e às pessoas ao redor. Parar de fumar é difícil, porém é possível.
Faça exercícios com frequência
O exercício físico é um dos hábitos mais importantes para manutenção do nosso corpo. Os exercícios previnem doenças cardiovasculares, reduzem a necessidade de medicação em hipertensos, reduzem a enxaqueca, fazem bem ao cérebro e melhoram a capacidade pulmonar, dentre outros benefícios. Caminhada, corrida, pular corda... tudo vale para deixar o seu coração em forma. Exercite-se pelo menos 3 vezes por semana.
Controle seu peso
O excesso de peso predispõe às doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.
Controle sua pressão arterial
Cheque sua pressão com frequência. O valor ideal é até 120x80 mmHg. Havendo caso de hipertensão na família, redobre a sua atenção.
Tenha uma dieta balanceada
Excesso de açúcar, sal ou gordura são os principais vilões da alimentação. Uma dieta balanceada inclui porções de frutas, legumes e verduras, peixes, alimentos integrais, além da ingestão de proteínas.
Controle o colesterol
O colesterol ruim (LDL colesterol) é um tipo de gordura presente no sangue, que em excesso consegue se aderir às artérias, causando seu entupimento. Apesar de ser produzido pelo próprio organismo a dieta também é fonte de colesterol, por isso evite embutidos, cortes gordurosos de carne, margarinas, biscoitos recheados, sorvetes entre outros.
Controle a glicose
Controlar a glicose evita o diabetes, uma doença metabólica, mas também aumenta o risco de infarto em até quatro vezes.
Reduza o estresse
Não permita que situações de estresse atrapalhem suas atividades diárias. Há uma correlação entre altos níveis de estresse e o adoecimento cardíaco.
Ame o seu coração, cuide bem dele. Nossas atitudes são essenciais para uma vida saudável e com qualidade!
Referências:
Publicado em 24/09/2018 12:20h
Atualizado em 08/10/2021 1:45h