A relação do inverno com doenças respiratórias crônicas

As Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) representam hoje a terceira causa de mortes por doença no Brasil, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares e dos cânceres.

Essas doenças correspondem a todas as enfermidades que afetam o sistema respiratório humano, envolvendo nariz, boca, garganta, faringe, laringe, traqueia e pulmões. As mais comuns são asma, rinite alérgica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Cada uma dessas doenças tem seus próprios sintomas, os mais comuns são tosse, rouquidão, nariz entupido, coriza, dores de garganta e no peito, chiado e secreção pulmonar, e dificuldade respiratória.

A Rinite é a inflamação, aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Pode ser causada por vírus ou pela exposição a agentes alérgicos. É considerada a doença respiratória crônica mais prevalente, embora com sintomas de menor gravidade.

A Asma ocorre por conta da inflamação das vias respiratórias. O pulmão do asmático reage rapidamente a agentes alergênicos e inflamatórios, fechando os brônquios. Com isso, diminui a passagem do ar e sua chegada até os pulmões. É mais incidente entre crianças e idosos, sendo considerada grave devido à ocorrência de dificuldade respiratória.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um conjunto de doenças (como bronquite crônica e enfisema pulmonar) que levam à disfunção pulmonar, caracterizada pela dificuldade de respirar. Sua principal causa é o cigarro, seguido de inalação de poluição e substâncias químicas. A intensidade dos sintomas depende do tamanho do dano ao pulmão. Confira os tipos de DPOC:

  • Bronquite crônica: Inflamação dos brônquios caracterizada por tosse frequente com catarro, além da produção excessiva de muco.
  • Enfisema pulmonar: Inflamação e destruição dos alvéolos pulmonares, que causa a retenção o ar. Assim, a troca gasosa é prejudicada e isso que contribui para a redução da concentração de oxigênio no sangue e a retenção do gás carbônico nos pulmões.

O número de casos de doenças respiratórias aumenta muito no inverno. As pessoas costumam manter portas e janelas fechadas, devido ao clima frio e úmido, o que prejudica a ventilação dos ambientes.

Isso faz com que as pessoas que convivem em um mesmo ambiente tenham que respirar um ar mais saturado e, possivelmente, mais contaminado. Além disso, a poluição, a fumaça de cigarro, a poeira e os fungos e ácaros também podem causar alergias e fazer mal aos pulmões.

Uma pessoa com imunidade baixa é mais susceptível às doenças respiratórias. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados para nos mantermos fortes e saudáveis. Confira algumas dicas:

  • Fique atento a gripes ou resfriados que duram mais de uma semana. Eles podem se transformar em pneumonia, doença que pode levar à morte.
  • Vacine-se contra a gripe todos os anos.
  • Não fume. O cigarro sempre faz mal ao pulmão.
  • Cuide bem da sua alimentação. Essa é a melhor forma de manter o seu organismo saudável e protegido.
  • Evite ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
  • Deixe o sol e a ventilação entrar em todos os ambientes. Essa medida ajuda a diminuir a ocorrência de umidade e mofo.
  • Ao limpar a casa, utilize um pano úmido, evitando que a poeira se levante.
  • Lave sempre as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar, antes das refeições e antes de tocar olhos, nariz e boca.

Além dessas medidas de prevenção, procure um médico sempre que necessitar. Lembre-se que as doenças respiratórias afetam a qualidade de vida e o agravamento delas pode levar a morte. Cuide do ar que você respira!


Adaptado por SPS - Setor de Promoção à Saúde.

Referência:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Doenças respiratórias crônicas ? Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35333-doencas-respiratorias-cronicas
http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=581:doencas-respiratorias-cronicas&Itemid=463

 

Publicado em 25/06/2018 3:00h
Atualizado em 08/10/2021 1:54h

Últimas Notícias