Programa Vida Saudável reúne idosos em encontros online para promover a saúde física e mental e ajudar a enfrentar o isolamento
Manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade é fundamental. Por isso, a Unimed Curitiba investe no programa Vida Saudável, destinado a beneficiários com mais de 60 anos. Mais de 120 pessoas, com idade entre 60 e 89 anos, participam assiduamente das atividades, que envolvem aspectos físicos, mentais e sociais. Antes da pandemia da COVID-19, os encontros eram realizados três vezes por semana no Shopping Estação. Em virtude da crise e das medidas de distanciamento físico para evitar a disseminação do novo coronavírus, as reuniões passaram a ser realizadas virtualmente. ?Nosso objetivo é nos aproximarmos para evitar que idosos fiquem sem praticar exercícios e, ao mesmo, auxiliá-los a enfrentar o isolamento?, destaca Jucimara Elaine de Souza Lopes Enes, educadora física do setor de Promoção à Saúde da Unimed Curitiba e uma das responsáveis pelas atividades.
Na primeira etapa, apenas os inscritos nas aulas de 2020 participam dos encontros em uma plataforma de videoconferência. Em um segundo momento, todos os beneficiários que correspondem aos critérios do Programa Vida Saudável serão convidados para o novo formato. ?A proposta inicialmente foi pensada apenas para o período de isolamento, mas já começa a se estruturar também para ser realizada após a pandemia, atendendo os idosos que por algum motivo não conseguem participar presencialmente no shopping?, explica Jucimara. A equipe tem feito contato telefônico com os alunos do grupo para incentivá-los a participar das atividades. ?Hoje, temos em torno de 20 idosos e todos estão adorando?.
As aulas à distância visam manter os idosos ativos e preservar a capacidade funcional, melhorando a qualidade de vida e incentivando a independência. Segundo a profissional, são trabalhados componentes da aptidão física voltados à saúde, prevenção e ao tratamento de doenças, como mobilidade articular, alongamento, resistência, força, coordenação, equilíbrio, respiração e relaxamento. ?São aplicadas técnicas adaptadas de tai chi chuan, ioga, pilates, alongamento, fortalecimento e exercícios aeróbicos utilizando cadeira, sofá e parede?, esclarece. O próximo passo dos encontros é incluir a participação de outros profissionais, como nutricionistas e psicólogos, e a realização de minipalestras sobre a saúde em geral.
Alunas do programa elogiam encontros online
A beneficiária Mônica Oliveira Callegari, de 63 anos, conta que, em virtude da pandemia da COVID-19, não pode mais sair para praticar suas atividades da Unimed Curitiba nem frequentar a academia e as aulas de pintura. ?Para ficar em casa, resolvi fazer aulas de inglês, pintura e dança, e a Unimed Curitiba veio para completar minha necessidade de exercícios. Tenho saudades do grupo, porque nos encontrávamos três vezes por semana. Com as aulas pelo Zoom, consigo ver meus colegas e falar com eles. Adorei!?
Maria de Fátima Haluch, de 60 anos, também é aluna do programa. Ela considera a iniciativa dos encontros virtuais sensacional. ?Em casa, sozinhos, não fazemos os exercícios necessários e corretamente. Com a supervisão da professora, melhora 100%. Além disso, temos mais disposição, interagimos com as amigas do grupo. O pessoal nos dá toda a assistência necessária nas atividades e sempre fui muito bem atendida em todos os sentidos. A Unimed Curitiba está de parabéns?, finaliza.
Publicado em 12/06/2020 16:57h
Atualizado em 08/10/2021 5:46h