Para o glúten não te assustar, basta se cuidar
Com escolhas alimentares corretas, celíacos não precisam abrir mão do sabor
A doença celíaca afeta o intestino delgado quando a pessoa consome proteínas presentes em cereais como trigo, centeio e cevada e, por contaminação cruzada, na aveia. Ela pode se desenvolver em qualquer idade e etapa da vida, mas muitas vezes o paciente não sabe. Por isso, deve procurar um médico se apresentar diarreia crônica, prisão de ventre, dor abdominal, falta de apetite, vômito, fadiga e indigestão sempre que ingerir alimentos como farinha de trigo, pão, farinha de rosca, massas, biscoitos, bolos e outros.
Com o diagnóstico correto, os celíacos podem ter mais bem-estar e qualidade de vida. No entanto, é importante saber que qualquer quantidade de glúten, por mínima que seja, é prejudicial ao seu organismo.
Por isso, deve ler com atenção todos os rótulos de produtos industrializados, optar por se alimentar em locais com cozinha exclusiva para preparo de refeições sem glúten e fazer receitas adaptadas com ingredientes sem glúten, assim a alimentação pode ficar mais variada.
Apesar de ser uma doença genética, autoimune e não ter cura, celíacos podem viver sem sustos e sem abrir mão do sabor se fizerem escolhas alimentares corretas.
Fonte: Ministério da Saúde.
Publicado em 29/05/2024 18:10h
Atualizado em 29/05/2024 18:14h