Cuidado com a dengue

Combata os criadouros do Aedes aegypti e vacine-se

dengue

 

O mosquito do Aedes aegypti, que transmite dengue, se reproduz o ano todo, mas é no verão que ele se prolifera ainda mais. Mesmo com tanta informação sobre a doença e as formas de combate à dengue, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que o Brasil tem o maior número de casos da doença no mundo, respondendo por metade do total global. Só em 2023, o Brasil registrou um aumento de 15,8% nos registros de dengue em relação ao mesmo período do ano anterior. No informe semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o registro é de 3.593 novos casos no Paraná.

 

Por isso, pelo bem de todos, faça a sua parte e ajude a combater os criadouros do Aedes aegypti antes que ele contamine a sua família. Toda água parada é um perigo e muitas vezes os focos do mosquito estão em nossas casas.

 

  • Cubra as caixas d’água, cisternas, ralos e lixeiras.
  • Não deixe água parada nas calhas e vasos de plantas.
  • Jamais acumule lixo e restos de construção no quintal.
  • Nunca jogue lixo no chão e nos terrenos baldios.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, é importante evitar água parada todos os dias, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente. De acordo com o médico cooperado especialista em infectologia, Jaime Rocha, a vacina é a estratégia mais eficaz para se proteger contra a doença. Ela pode ser aplicada em pessoas com idade entre 4 e 60 anos e é indicada para quem teve ou não a doença. A imunização é realizada em duas doses, com intervalo de 90 dias, e sua eficácia geral é de 80,2%. Em casos de hospitalização, a eficácia é de 90,4%.

 

Na Unimed Laboratório, a dose sai por apenas R$ 385 para clientes Unimed e Cartão POP e no particular por R$ 400. As vacinas estarão disponíveis enquanto durarem os estoques e a aplicação da vacina acontece na Megaunidade e na unidade Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Para saber mais, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (41) 3021-5252.

 

Quer saber mais? Acesse o informativo que a Unimed Curitiba disponibiliza no portal unimedcuritiba.com.br e boa leitura!

 

 

Publicado em 30/01/2024 13:33h
Atualizado em 30/01/2024 13:34h