Conecta Unimed 2.0
Gerar e manter a inovação no dia a dia frenético que vivemos é um desafio que precisa ser vencido. Para isso, a Unimed Curitiba e empresas do grupo, em parceria com a Hotmilk, aceleradora da PUCPR, iniciaram uma nova fase do seu programa de inovação aberta. O Conecta Unimed 2.0 visa construir um espaço colaborativo com stakeholders e com staurtups para definir oportunidades de melhorias para a Unimed Curitiba e encontrar soluções inovadoras como diferencial estratégico e competitivo para a cooperativa.
?O Conecta 2.0 é mais um passo para a inovação da Unimed Curitiba, agora mais voltado para pessoas. Queremos engajar e trazer a cultura de inovação para dentro da cooperativa e fazer com que todos entendam que, juntos, podemos aperfeiçoar cada vez mais a qualidade dos nossos serviços, sempre focados em nosso compromisso com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas?, afirma Ricardo Brustolin, gerente da área de Gestão Estratégica.
Em outubro e novembro, a cooperativa está realizando workshops e oficinas de oportunidades que reúnem representantes de seus principais stakeholders: médicos cooperados, clientes PF, contratantes PJ e prestadores da rede credenciada. Em cada dinâmica, conduzida pela equipe da Hotmilk, eles são incentivados a compartilharem experiências e pontos de vistas sobre oportunidades de melhorias para a Unimed Curitiba. Os assuntos são debatidos entre todos os presentes e eles priorizam e selecionam os temas mais relevantes. Na etapa seguinte, uma equipe técnica formada por gestores e colaboradores considerados agentes de inovação e transformação de várias áreas da Unimed Curitiba, Unimed Laboratório e SOU analisam os temas selecionados e fazem o enquadramento dos problemas para que, ao término de todo esse processo, seja possível definir qual ou quais oportunidades serão compartilhadas com as startups.
?Fiquei muito feliz em participar. Eu não conhecia o programa e fui surpreendido. A dinâmica em si foi excelente, muito bem elaborada, e o tempo foi inteligentemente e agradavelmente aproveitado?, disse o médico cooperado Ricardo Ranieri Seixas, que foi um dos 22 participantes do workshop realizado no dia 23/10. Para o especialista em eletroencefalografia, que é cooperado desde 1990 e diz sempre se esforçar para participar das atividades promovidas pela cooperativa, a oportunidade de melhoria para a Unimed Curitiba é a falta de engajamento dos cooperados. ?Minha dor foi debatida por todo o grupo e considerada prioritária. Saio extremamente recompensado dessa oficina: ampliei minha visão ouvindo diferentes pontos de vistas, entendendo as dores de outros públicos que se relacionam com a Unimed Curitiba e enxergando que a inovação pode melhorar a administração da nossa cooperativa e ajudar a garantir sua sustentabilidade?, finaliza.
Para Marcelo Moura Fernandes, gerente geral da Hotmilk, o esforço em inovar dentro da empresa ajuda a criar ou recriar modelos de negócio e construir soluções que vão de encontro às necessidades humanas até então não atendidas. ?Está sendo muito legal ver o depoimento de clientes, contratantes, prestadores, cooperados e colaboradores sobre a cooperativa e enxergar que os problemas muitas vezes convergem. Acredito que o Conecta Unimed 2.0 vem para implantar, desenvolver, criar, engajar e comprometer cada um de nós com a inovação?, afirma.
De acordo com o gerente da Hotmilk, inovar também é selecionar e executar as ideias certas, implementando-as internamente e as entregando ao mercado em tempo hábil, antes que a concorrência crie algo similar ou tenha tempo de copiar. Por isso, prospectar as chamadas startups significa levar para dentro da Unimed Curitiba um novo modo de pensar o negócio e alcançar um diferencial que atenda às necessidades dos públicos. ?Queremos criar conexões externas com empreendedores que estão saindo do comum e tendo ideias inovadoras e atraentes para que eles apresentem tecnologias inovadoras que possam auxiliar a cooperativa na solução de seus problemas. Precisamos nos abrir a essa inovação que vem de fora?, finaliza.
Publicado em 04/11/2019 13:56h
Atualizado em 08/10/2021 3:03h