Como se prevenir das alergias no inverno e no ano todo

Conheça dicas de prevenção, principais sintomas e escute dicas do otorrinolaringologista

Campanha calendário da saúde - alergias

 

As alergias podem ser causadas por diversos fatores. Poeira, pelos de animais, certos alimentos, medicamentos e até mesmo mudanças bruscas de temperatura.

 

Os principais cuidados para prevenção são hidratar-se bem, praticar exercícios físicos constantemente, manter as vacinas em dia (especialmente a da gripe) e deixar os ambientes sempre bem arejados. Além disso, são boas práticas evitar uso de cortinas de pano, retirar tapetes e carpetes da casa e usar capas antialérgicas no colchão e travesseiros.

 

A alimentação também tem papel essencial para prevenção das alergias. Dê preferência a alimentos ricos em:

 

  • Vitamina C: batatas, brócolis, acerola, mamão e suco de laranja natural
  • Vitamina D: salmão, ovo cozido, iogurte e queijo fortificado
  • Selênio: castanha-do-pará, banana, carnes e frutos do mar
  • Ferro: gema de ovo, feijão, espinafre e carnes
  • Além de proteínas, alho, própolis e probióticos

Os sintomas provocados pelas alergias são variados: coriza, tosse, falta de ar, dores de cabeça, coceiras no corpo e nos lábios, espirros, rouquidão e até mesmo diarreia e vômitos. Quando precisar, consulte um médico especializado.

 

Quer saber mais sobre prevenção de alergias e demais doenças respiratórias? A Unimed Curitiba conversou sobre o tema com o otorrinolaringologista e médico cooperado, Cezar Berger, em uma nova edição do Diálogo Saudável. O especialista trouxe dicas e informações valiosas sobre cuidados que devem ser tomados ao longo do ano, falou sobre as diferenças entre gripe, resfriado e alergias respiratórias, causas das complicações e muito mais. Clique aqui e assista!

Publicado em 18/08/2023 17:20h
Atualizado em 18/08/2023 18:22h