Amamentar é nutrir o presente, cuidar do futuro e proteger o planeta
Aleitamento traz benefícios para mamãe e bebê. Saiba o que diz a pediatra
O leite materno nutre o corpo da mãe e do bebê, fortalece o vínculo e ainda contribui para um futuro mais sustentável, pois evita o uso e descarte de embalagens. É um ato de amor e o alimento perfeito: natural, nutritivo, acessível e sem impacto ambiental. Os benefícios são diversos, de acordo com o Ministério da Saúde:
- Nutrição perfeita e proteção imunológica: o leite materno supre todas as necessidades nutricionais do bebê, fortalecendo sua saúde e imunidade
- Vínculo afetivo: o contato, o aconchego e o olhar durante a amamentação reforçam o laço de amor entre mãe e filho
- Desenvolvimento saudável: favorece o crescimento físico, emocional e intelectual da criança
- Saúde da mãe: reduz riscos de doenças como câncer de mama e ovário, além de auxiliar no pós-parto
A médica cooperada da Unimed Curitiba e especialista em pediatria, Ângela Del Zotto Batistelli, afirma que não é por acaso que o leite materno é considerado a “primeira vacina” dos lactentes – ele contém a combinação perfeita de nutrientes, hormônios, anticorpos e bactérias benéficas.
O aleitamento materno é recomendado de forma exclusiva até os seis meses de idade. Por volta dos sete meses, pode ser feita a introdução alimentar. “A introdução deve ser gradual e é importante que a dieta oferecida seja equilibrada, variada e forneça todos os tipos de nutrientes conforme a idade”, explica a pediatra. A amamentação pode se estender até os dois anos de idade ou mais.
No Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima da Unimed Curitiba são oferecidas práticas de incentivo à amamentação com apoio de enfermeiros e consultores qualificados, como o aleitamento beira leito, a consultoria personalizada e o procedimento de laserterapia de baixa intensidade para tratar traumas mamilares decorrentes da amamentação. Saiba mais sobre esses serviços e tudo o que pode ser feito no Fátima em unimedcuritiba.com.br/fatima.
Médica responsável: Marcia Cristina Mantovani – CRM-PR 14160 | RQE 6420 | ginecologia e obstetrícia
Publicado em 01/08/2025 20:56h
Atualizado em 01/08/2025 21:13h