27/9 ? Dia Nacional da Doação de Órgãos

Você já ouviu falar em Setembro Verde? É uma campanha de incentivo a doação de órgãos por meio de ações realizadas pelo Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), secretarias estaduais de saúde e ONGs.

De acordo com a ABTO, cerca de 33 mil pessoas aguardam transplante no Brasil e ? embora o número de doadores tenha aumentado 15% em 2017 comparado ao ano anterior ? muitas pessoas mostram-se reticentes em consentir com a doação. Para isso, é necessário quebrar o preconceito sobre o processo da doação. Ao optar pela doação ninguém será prejudicado, muito pelo contrário, auxiliarão inúmeras pessoas que estão aguardando na fila por um doador. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2016, 2.333 pessoas morreram à espera de um transplante de órgão no Brasil. Entre elas, 64 crianças.

A morte encefálica, mais conhecida como morte cerebral, representa a perda irreversível das funções que mantêm a vida, como a perda da consciência e da capacidade de respirar ? o que significa que o individuo está morto. O coração permanece batendo por pouco tempo e é neste período que os órgãos podem ser utilizados para transplante. Os órgãos que podem ser retirados para transplante são: córneas, rins, pulmões, fígado, coração, pâncreas, intestino, pele, ossos e tendões. Ou seja, um único doador pode salvar muitas vidas.

Também é possível ser doador em vida, sem comprometer a saúde. Nesses casos, é possível doar tecidos, rim e medula óssea. Ocasionalmente, também é possível doar parte do fígado ou do pulmão.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo. Em 2016, mais de 90% dos processos realizados no país foram financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde os pacientes possuem assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Para ser um doador, o principal é informar o desejo à família porque, após o diagnóstico de morte encefálica, ela é consultada e orientada sobre este processo.

Quem doa órgãos, doa vida. Pense com carinho, converse com seus familiares e torne-se um doador!

Publicado em 18/09/2018 17:59h
Atualizado em 02/12/2021 17:59h

Últimas Notícias