15/10 - Dia do Consumo Consciente
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.
Não é preciso dizer que essa situação certamente ameaçará nossa saúde e bem-estar. Mesmo com tantas informações sobre preservação e sustentabilidade, não é fácil conciliar escolhas ambientalmente responsáveis com a nossa vida cotidiana. Por isso, a Unimed Curitiba compartilha com você dicas de pequenas escolhas do dia a dia que podem fazer muita diferença e gerar grande impacto no cuidado com o planeta.
Como todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo, o importante é ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, nós consumidores podemos maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.
O consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
Avalie constantemente o seu padrão de vida, suas prioridades, seus hábitos de consumo e o impacto gerado por suas escolhas. Repensar é o primeiro passo para a mudança de atitude.
Publicado em 15/10/2019 13:26h
Atualizado em 08/10/2021 1:44h