10/9 ? Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Vamos quebrar um tabu e falar sobre suicídio? Considerado um problema de saúde pública, o suicídio é responsável por 32 mortes por dia, de acordo com o Ministério da Saúde. A taxa é superior às mortes causadas pelo vírus HIV e pela maioria dos tipos de câncer. De acordo com Organização Mundial de Saúde, mais de 90% dos suicídios estão relacionados com transtornos mentais e a estimativa é que até 2020 mais de 1,5 milhões de pessoas poderão cometer suicídio. No entanto, a entidade afirma que 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados.

Por isso, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, durante todo este mês, o CVV (Centro de Valorização da Vida), o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) realizam pelo país o Setembro Amarelo, campanha de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio. As atividades acontecem desde 2015 e buscam alertar as pessoas sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Uma delas é falar sobre o assunto e incentivar que as pessoas busquem ajuda profissional especializada. Fique atento a familiares, amigos e colegas de trabalho e/ou estudo. Eles podem estar precisando de ajuda!

Conheça mais em www.setembroamarelo.org.br e participe você também. Aproveite para divulgar o telefone 188, gratuito, para atendimento sigiloso a quem precisa de apoio emocional. Pelo CVV ? Centro de Valorização da Vida, as pessoas que precisam de ajuda podem fazer contato via chat, e-mail, Skype ou atendimento presencial. Mais informações em www.cvv.org.br

Publicado em 11/09/2018 13:15h
Atualizado em 08/10/2021 1:43h

Últimas Notícias