Previna-se contra a hipertensão arterial

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Dados do Ministério da Saúde apontam que atualmente 30 milhões de brasileiros são hipertensos.

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa por apresentar poucos sintomas. Por isso, é importante aferir a pressão no mínimo uma vez ao ano e ficar atento se, frequentemente, a medida se mantiver acima de 140 por 90 mmHg. As aferições de rotina facilitam o diagnóstico precoce da doença, antes mesmo que apareçam suas complicações.

Em 90% dos casos, a causa é hereditária, mas, com a adoção de um estilo de vida mais saudável, que inclui alimentação equilibrada, não fumar, evitar estresse, dormir bem e praticar exercícios físicos regularmente, é possível prevenir e tratar a doença.

A hipertensão é um fator de risco para infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e cardíaca. Segundo a OMS, ela é responsável pelo desenvolvimento de 50% dessas doenças.

É importante destacar que outros benefícios de uma vida mais ativa ? como redução da gordura abdominal, redução do colesterol, triglicerídeos e da glicemia ? e melhora da qualidade de vida auxiliam na redução do risco de ocorrer eventos cardiovasculares, que são consequências da pressão alta.

Realizar 30 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada diariamente ou fazer caminhada, corrida, natação e dança na maior parte dos dias da semana são algumas das opções. Porém, fique atento: não faça exercício se estiver indisposto ou com dor de cabeça e cansaço intenso. E lembre-se: é imprescindível uma avaliação médica para verificar como está a sua saúde e se está apto à prática, bem como a orientação de um educador físico. 

Adote hábitos mais saudáveis e tenha uma vida mais ativa, os benefícios resultam na melhoria da qualidade de vida e, de quebra, ainda auxilia na prevenção da hipertensão.

 

Referências
David C. Nieman, Dr. PH. Exercício e Saúde ? Como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento, 1999. Adaptado por SPS - Setor de Promoção à Saúde.
http://www.brasil.gov.br/saude/2014/04/cuidados-simples-podem-combater-hipertensao-arterial
http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2268-26-4-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial

 

Publicado em 25/04/2018 17:06h
Atualizado em 08/10/2021 5:52h

Últimas Notícias