Saiba quais são os sinais, sintomas e como o TEA se manifesta

Muito se fala e se divulga sobre o autismo em filmes, novelas, séries e redes sociais e, no entanto, boa parte das pessoas ainda não sabe ou entende exatamente do que se trata. São muitos os que também não conseguem identificar uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas afinal, o que é autismo?

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação social com a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades que iniciam nos primeiros anos de vida. Mas o que isso significa?

Quando comparada a uma criança neurotípica, ou seja, uma criança com desenvolvimento típico ?normal?, a criança com autismo apresenta dificuldade para iniciar, manter e responder as interações sociais, assim como comprometimento nos comportamentos comunicativos não verbais que são utilizados para regular a interação social, como o contato visual e a linguagem corporal. Algumas crianças com TEA podem apresentar movimentos motores repetitivos, principalmente nos momentos em que está eufórica e/ou ociosa, insistência na adesão a rotinas e dificuldades com momentos de transições e imprevisibilidades. Os padrões restritos e repetitivos de comportamento também são observados durante os momentos de brincadeira. É comum a criança com autismo alinhar brinquedos, girar objetos e até mesmo brincar de uma forma repetitiva, não apresentando variação na maneira como ela manipula o brinquedo ou até mesmo manipulando de maneira inadequada, como se não soubesse como utilizar o brinquedo. 

Por ser um espectro, o transtorno engloba vários e diferentes níveis de funcionamento. Portanto, os sinais e sintomas variam de intensidade e manifestam-se de diferentes formas ? desde traços leves até ao mais alto comprometimento.

O diagnóstico do TEA é realizado quando a criança tem entre 2 e 3 anos, período em que o comprometimento social torna-se mais evidente. Entretanto, os pais devem ficar atentos a alguns sinais muito antes disso, pois pesquisas apontam que as alterações no desenvolvimento começam em torno dos 6 a 12 meses. Se por acaso você observar um ou mais sinais, procure um médico neuropediatra. É muito importante a avaliação de um especialista, pois há outros distúrbios do desenvolvimento e linguagem que compartilham alguns dos sinais e sintomas do TEA.

Clique aqui e confira mais informações sobre esse assunto na cartilha de Autismo desenvolvida pela Unimed Curitiba. 

 

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disordens, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

 

Publicado em 02/04/2018 15:20h
Atualizado em 08/10/2021 5:51h

Últimas Notícias