Diabetes, como posso prevenir?

A principal fonte de energia do corpo humano é a glicose, uma molécula muito pequena proveniente da quebra dos carboidratos de alimentos como pão, arroz e o próprio açúcar. Na falta da ingestão desse nutriente, o organismo utiliza suas reservas ou produz glicose a partir de outros nutrientes.

Para que a glicose do sangue seja transformada em energia ela precisa entrar nas células ? o que só ocorre na presença de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas). Se a célula fosse uma casa, a insulina seria a chave da porta, permitindo a entrada da glicose.

Quando o organismo não é capaz de produzir insulina, os níveis de açúcar no sangue permanecem altos, pois ele não é utilizado, caracterizando a diabetes tipo I. Esse tipo de diabetes é considerado uma doença autoimune e geralmente é diagnosticado na infância. No entanto, não tem cura, apenas controle.

Alimentação inadequada, sedentarismo e excesso de peso podem interferir na produção ou utilização da insulina, causando aumento da glicemia. Nesse caso, a doença é chamada de diabetes tipo II. Esse tipo de diabetes é mais comum em adultos, já que é causada por maus hábitos, porém é possível também pode acometer crianças.  

A prevenção da diabetes é baseada em hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, que melhora a sensibilidade do organismo à insulina. Portanto, pratique pelo menos 30 minutos de qualquer exercício no mínimo três vezes na semana.

Já em relação à alimentação, é importante controlar a quantidade e a qualidade dos carboidratos ingeridos. O ideal é que, em uma refeição, os alimentos fontes de carboidrato ocupem apenas um quarto do prato. Prefira sempre as fontes naturais, como batata, mandioca, inhame e cereais, como arroz e milho.

Evite ao máximo o consumo de guloseimas e bebidas doces. Reduza também a quantidade de açúcar adicionado no café, chás ou sucos, aprenda a apreciar o sabor natural dos alimentos.

A melhor prevenção é mudar de vida!


Fique ligado:

  • Diabetes tipo 1: Doença autoimune, não tem cura.
  • Diabetes tipo 2: Causada por maus hábitos, pode ser controlada com mudanças no estilo de vida.
  • Pratique exercícios físicos regularmente.
  • Evite doces e bebidas doces.
  • Prefira carboidratos naturais dos alimentos, como arroz integral, batata, mandioca e milho. Procure consumir apenas uma fonte por refeição.

 

Fonte: http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes
Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2015-2016. Adaptado por SPS - Setor de Promoção à Saúde.

Publicado em 28/02/2018 21:07h
Atualizado em 08/10/2021 5:07h

Últimas Notícias