Dia Mundial do Meio Ambiente

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, a proposta do Dia Mundial do Meio Ambiente é chamar a atenção para a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do Meio Ambiente. Para 2018, o tema da campanha é ?#AcabeComAPoluiçãoPlástica?. O objetivo é reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis ? como sacolas plásticas ? que contaminam oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

De acordo com a ONU, são consumidas em todo o mundo anualmente entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas. No Brasil, cerca de 1,5 milhões de sacolinhas são distribuídas por hora! Achou muito? A natureza também.

As sacolinhas, tão práticas e gratuitas, têm um alto custo ambiental: para sua produção são consumidos petróleo ou gás natural (ambos recursos naturais não renováveis), água e energia, e liberados efluentes (rejeitos líquidos) e emissões de gases tóxicos e de efeito estufa (GEE). Depois de usadas, muitas são descartadas de maneira incorreta, aumentando a poluição e ajudando a entupir bueiros que escoam as águas das chuvas ou indo parar nas matas e oceanos, sendo ingeridas por animais que morrem sufocados ou presos nelas. Pouquíssimas chegam a ser recicladas.

Consumir sacolas plásticas de maneira consciente significa refletir antes de aceitar uma sacolinha. A compra é pequena? Será que não cabe na sua bolsa ou bolso? Você já tem uma sacola retornável? Que tal adquirir uma e economizar 6 sacolinhas plásticas?

Como vimos, um dos impactos da poluição plástica são as emissões de gases tóxicos e do efeito estufa. Com intuito de contribuir para a proteção ao meio ambiente, conhecer e mitigar os impactos das emissões de suas atividades a Unimed Curitiba realiza desde 2013 o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE), por meio do Programa Carbono Neutro - Calculadora de CO2e ?  uma iniciativa do Sistema Unimed. 

Faça a sua parte e proteja o meio ambiente. 

 

 

Publicado em 05/06/2018 22:52h
Atualizado em 08/10/2021 5:06h

Últimas Notícias