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Alimentação para pessoas com mais de 60 anosMay 13, 2011 12:00:00 AM GMT-03:00

Acompanhe os 10 passos para ser ter uma alimentação saudável

         Se alimentar bem e de forma correta é algo que deveria fazer parte da rotina de todas as pessoas, inclusive dos idosos. Porém, a correria do dia a dia não nos permite ter uma alimentação tão saudável quando necessária para manter a saúde do nosso corpo em dia e com a quantidade de nutrientes necessárias para desenvolver as atividades do cotidiano.

Frente a esse problema, separamos algumas dicas tendo como referência as pessoas com mais de 60 anos, mas que pode perfeitamente ser incluída no dia a dia de crianças, jovens e adultos. Acompanhe abaixo algumas delas:

 

  • Faça pelo menos três refeições e dois lanches por dia. Não pule as refeições;
  • Inclua diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, tubérculos - batata, raízes, mandioca, aipim e massas) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma natural;
  • Coma pelo menos três porções de legumes, verduras e três porções ou mais de frutas;
  • Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana;
  • Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes (boi, aves, peixes ou ovos). Retirar a gordura aparente das carnes e pele das aves na preparação dos alimentos;
  • Consuma no máximo uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e guloseimas. coma-os no máximo duas vezes por semana;
  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia (6 a 8 copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;
  • Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoóolicas e o fumo. 

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